Saúde Bucal

Conheça os principais cuidados para prevenir doenças bucais

É normal que ao pensar em cuidar da saúde, as pessoas relacionem apenas com ir ao médico, esquecendo que a boca também precisa ter um acompanhamento. Por isso, é recomendado que visite o dentista regularmente ou, pelo menos, de 6 em 6 meses para fazer limpezas e checar possíveis problemas bucais.


Entretanto, ao seguir com a higiene da sua boca de forma correta, não fica difícil ter uma saúde exemplar e livre de doenças bucais. Aqui neste conteúdo abordaremos o que a falta de cuidados com a boca pode ter como consequência e como manter uma boa prevenção. Vamos lá?

Entenda quais as consequências

As doenças que acometem a boca podem aparecer tanto nos dentes quanto na gengiva, bochecha e língua. Sendo necessário ir a uma clínica dentária procurar um especialista para analisar o seu quadro. É através dos hábitos de higiene bucal que evitamos uma série de doenças, como por exemplo:

  • Placa bacteriana: é um biofilme que se forma no esmalte dentário com resíduos de comida, onde acumula bactérias que desencadeiam doenças bucais;
  • Tártaro: ao não remover a placa bacteriana, ela se transforma em tártaro, mais denso e calcificado, aderindo ao dente, sendo mais difícil de tirar;
  • Cárie: ao deixar resíduos de comida e ter o acúmulo de bactérias, elas liberam ácidos que corroem o esmalte do dente, formando uma lesão;
  • Gengivite: uma inflamação na gengiva provocada pelo ácido que as pelas bactérias que se acumulam lá liberam ao se instalarem;
  • Periodontite: é a evolução da gengivite, um pouco mais agressiva, afetando todos os tecidos que sustentam a dentição, causando um desgaste progressivo;
  • Desgaste no esmalte: o desgaste pode ser a causa da sensibilidade no dente, que fica dolorido ao ter contato com doce, quente, gelado e vento;
  • Halitose: ao não tratar nenhuma das doenças acima, é bem provável que desenvolva mau hálito, que é a liberação de um odor forte pela boca.

Podemos dizer que, ao não tratar uma doença, seja através de um plano dental ou com consultas particulares, ela pode evoluir para um quadro mais grave. Por isso, ao perceber que tem alguma coisa estranha na boca, vá a um consultório odontológico para começar o tratamento.

Saiba como prevenir doenças bucais

O cuidado com a saúde bucal vem ganhando mais importância há alguns anos, sendo inclusive frequentemente oferecido como um dos benefícios empresariais de grandes organizações. Mas, se você ainda não teve a oportunidade de aderir a um convênio, saiba que, para manter a saúde bucal em dia é essencial criar o hábito da prevenção em meio à rotina. E para prevenir, não tem muito segredo ou truque.

O certo é manter uma rotina de higiene adequada realizando a escovação dos dentes após cada refeição. De preferência com creme dental com flúor e enxaguante sem álcool, seguido do uso do fio dental. Além disso, também existem alguns hábitos alimentares que, se cuidados, trazem bons resultados na saúde bucal.

Geralmente, as indicações dos especialistas são: evitar açúcar, carboidratos simples, amidos, alimentos e bebidas muito ácidas. Estas, podem causar a desmineralização do esmalte dentário. Entre os hábitos que prejudicam a saúde bucal, como roer as unhas e morder objetos duros, pode ser o indício de bruxismo. Dessa forma, será necessário tratar com a ajuda de um plano odontológico, por exemplo.

Tenha bons hábitos de higiene bucal

Se não quer desenvolver nenhuma doença e nem passar por nenhum tratamento, a prevenção é simples. Como já dissemos, foque na higiene bucal. E caso precise realizar algum tratamento específico, saiba que existem diversas especializações da odontologia para conseguir ótimos resultados nos tratamentos.

No entanto, lembre-se, além de prevenir doenças, o cuidado diário com os dentes promove um sorriso mais bonito. Isso ajuda na autoestima e nas relações interpessoais. Cuide da sua saúde bucal com muito carinho e será uma pessoa mais feliz.


Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto

Deixe um comentário