Conheça os 7 motivos que deixam os dentes amarelados e como tratar

Todos nós queremos ter dentes branquíssimos e exibir um sorriso brilhante por aí, não é mesmo?! Porém, ao contrário dessa sonhada realidade, muitos de nós temos que encarar aquele sorriso meio amarelado diariamente no espelho. Hoje em dia já temos acesso a inúmeros procedimentos de clareamento dental e também há diversas receitas caseiras que são bastante eficazes. Mas muitas vezes, ao iniciar uma jornada em busca de um sorriso branco e perfeito, não detectamos alguns hábitos praticados por nós que causam o amarelamento dos dentes e irão atrapalhar o processo de clareamento.

A variação de cor dos dentes pode ser decorrente de vários fatores, como, por exemplo, má higiene bucal, tratamentos de canal mal finalizados, má alimentação e até mesmo fatores genéticos. Confira a seguir quais são os principais motivos que explicam o porquê seus dentes ficaram amarelos:

Alimentação

Alimentos com alta concentração de corantes como vinho tinto, beterraba, café, chás, chocolate, molho de tomate e seus derivados, cenoura, açaí, refrigerantes, etc. Estes alimentos têm um grande potencial de pigmentação dos dentes e se consumidos em excesso podem acarretar um amarelamento precoce dos dentes.

Higiene Bucal

Uma higienização bucal defasada facilita a formação da placa bacteriana e com o passar de algum tempo, a formação do tártaro, que são estruturas espessas que se formam sobre os dentes e possuem uma coloração amarelada. Os tártaros somente são eliminados através de uma profilaxia dental, ou seja, uma limpeza. Inclusive se você deseja investir em um procedimento de clareamento dental profissional, será necessário primeiramente realizar uma profilaxia, para que os dentes estejam completamente limpos para receber o gel clareador.

Tabaco

Neste item da lista nem precisamos mencionar como o consumo de tabaco é prejudicial à sua saúde, inclusive aos seus dentes. O cigarro antecipa o aparecimento de doenças periodontais, além de deixar os dentes amarelos.

Traumas e Procedimentos Odontológicos Mal Finalizados

Em tratamentos invasivos como o Canal, a polpa do dente é prejudicada fazendo com que o dente perca a sua vitalidade. Bem como em casos de traumas e fraturas nos dentes podem ter a mesma consequência. Para essas situações é possível realizar um clareamento interno do dente tratado, obtendo um resultado satisfatório.

Aparelhos Ortodônticos

O aparelho fixo somente, causa manchas e o amarelamento dos dentes se o paciente não tiver o cuidado necessário com a sua higiene bucal. Assista ao vídeo a seguir que demonstra porque o aparelho ortodôntico pode manchar os dentes.

Envelhecimento

É um processo natural do corpo humano. E os dentes também sofrem com este fenômeno e com isso a camada entre o esmalte e a polpa se expande e a polpa do dente também vai se encolhendo com o passar dos anos, diminuído a vitalidade dos dentes, logo gerando uma pigmentação amarela.

A Genética

Infelizmente são características difíceis de controlar e já foi detectado que pessoas caucasianas tendem a apresentar um maior potencial para o amarelamento dos dentes. Porém, algumas sessões de procedimentos de clareamento dental podem reverter essa situação.

Viu só? Ter dentes amarelos, não depende apenas da sua disciplina com a higiene e as visitas regulares ao seu dentista. Porém, a combinação destes dois fatores podem influenciar positivamente para o seu sorriso. Não se esqueça, a solução para ter dentes brancos deve ter sempre a orientação de um profissional. Para isso, conte com a Rede Odonto. Acesse o nosso site clicando aqui e tenha mais um motivo para sorrir. 

Deixe um comentário