Herpes: o que é, principais causas e transmissão!
O que é herpes?
O nome “herpes” pode se referir a doenças causadas por dois tipos de vírus: o varicela-zóster (VVZ) e o herpesvírus tipo 1 e tipo 2. O VVZ causa a doença varicela (catapora) e o herpes zóster, conhecido popularmente como cobreiro, causado pela reativação do vírus na idade adulta. Já o herpesvírus causa o tipo mais comum da doença: o herpes simplex 1 (HSV-1), que acomete a região bucal, e o herpes simplex 2 (HSV-2), que acomete a região genital.
A transmissão do herpes é feita por gotículas de saliva, beijos e objetos contaminados levados à boca. Por isso, a maioria das pessoas é exposta ao vírus ainda enquanto é bebê. Uma vez que o vírus invade o corpo, ele se aloja em terminações nervosas, como os gânglios. Quando a imunidade do indivíduo fica comprometida, seja por situações de stress, seja por outras doenças, como gripes e resfriados, o vírus refaz o caminho até a epiderme e causa uma ferida.
O HSV1 também pode causar lesões genitais, mas essas são mais comuns na infecção pelo HSV2, que é transmitido pelo contato sexual desprotegido. As feridas causadas pelo herpes na região genital são perigosas, pois podem ser uma “porta de entrada” para outros vírus, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Uma vez que o vírus do herpes entra no corpo, ele não pode ser destruído, então o tratamento está ligado a manter a imunidade em dia. Além disso, pode-se usar remédios antivirais e pomadas quando o vírus está ativo para diminuir os sintomas.
O que causa o herpes labial?
Além da exposição excessiva ao sol, situações de estresse e noites mal dormidas também podem desencadear crises de herpes labial quando o paciente menos esperar. Depois de contrair o vírus, não dá mais para se livrar e ele vai aparecer em situações de baixa imunidade. Então se você tem passado por momentos estressantes, seja no trabalho, estudos ou vida pessoal, pode ser que eles estejam contribuindo para sua qualidade de vida e, consequentemente, enfraquecido seu sistema imunológico.
Como é transmitido? Há prevenção?
O herpes é transmitido através do contato com a pele ou mucosa infectada, secreções da vagina, pênis ou ânus ou fluido oral de alguém infectado pelo vírus. Isso inclui tocar, beijar e contato sexual (vaginal, anal, peniano e oral). Áreas úmidas da boca, garganta, ânus, vulva, vagina e olhos são facilmente infectadas.
Como o vírus é altamente contagioso, deve-se evitar o contato físico com pessoas infectadas que estejam com a doença em fase ativa, ou seja, apresentando, por exemplo, bolhas nos lábios. Deve-se, também, evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como talheres, copos e itens de maquiagem.
Pessoas que convivem com crises mais frequentes de herpes devem evitar situações de estresse e alterações emocionais. A exposição prolongada ao sol e o consumo de alimentos ricos em arginina também podem ser fatores que reativam os vírus. Exemplos são: nozes, amêndoas, chocolate e uva.
Como tratar o herpes?
O tratamento pode ser feito via tópica, com aplicação de pomadas, ou via oral, com o uso de antivirais. Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, assim como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre as orientações dele e nunca se automedique.